Para correcta visualização do blog recomenda-se uso de Firefox, Safari ou Chrome (i.e., qualquer browser excepto IE)

9 February 2012

Modelos de descrição de escritas

DigiPal — Digital Resouce and Database of Palaeography, Manuscripts and Diplomatica — é um projecto liderado por Peter Stokes, paleógrafo inglês e professor no King’s College de Londres. Com o intento de formar um catálogo de centenas de imagens de manuscritos do século XI em letra anglo-saxónica (ou insular), e perante a necessidade de fornecer descrições de (cali)grafias tão completas e uniformes quanto possível, Peter Stokes pretende desenvolver um modelo descritivo das escritas medievais que permita pesquisa em bases de dados semelhantes. As suas propostas (reflexões) iniciais foram publicadas nas seguintes entradas do blog DigiPal:


Além dos comentários deixados por alguns leitores nas páginas do blog, Dominque Stutzmann, paleógrafo francês, investigador no IRHT, responde agora, no seu próprio blog, Paléographie Médiévale, com um texto excelente (a continuar) intitulado “Modélisation des signes graphiques (1)”.

Não se trata “apenas” de Paleografia Digital ou de Digital Humanities (termo que eu muito gostaria de saber como se traduz). Esta discussão vai mais fundo, toca em questões teóricas e práticas da disciplina, questões tão importantes e antigas como a terminologia, a integração do elemento feitura (ductus) na descrição de escritas, os modelos abstractos de categorização e classificação da escrita alfabética...

A seguir, com muita atenção!

No comments:

Post a Comment