Para correcta visualização do blog recomenda-se uso de Firefox, Safari ou Chrome (i.e., qualquer browser excepto IE)

3 August 2012

Tesouros em Sélestat

Beatus Rhenanus
A Bibliothèque Humaniste de Sélestat (França) data de 1452. Contém manuscritos e impressos da biblioteca da famosa escola latina de Sélestat (1450–1530) e o espólio do humanista e classicista Beatus Rhenanus (Beato Renano).
Decorre desde 2009 o projecto de digitalização integral e disponibilização on-line das obras conservadas na Biblioteca Humanista.

Damião de Góis, por Albrecht Dürer
Entre outras pérolas, estão disponíveis um caderno de apontamentos de Beato Renano, estudante em 1505 na Universidade de Paris e, entre a correspondência recebida, duas cartas de Damião de Góis, uma datada de 24 de Novembro de 1540, e outra de 1 de Junho de 1542 (ambas publicadas por Amadeu Torres no vol. IX dos Portugaliae monumenta Neolatina, Damião de Góis, Correspondência Latina. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2009).

Para além da importância que as cartas terão para os estudiosos da cultura humanista portuguesa, saliente-se o facto de a carta de 1540 ser inteiramente autógrafa (a de 1542 tem só a assinatura de Damião de Góis no final).

Uma biblioteca digital cuja consulta se recomenda vivamente.


No comments:

Post a Comment